A Importância do atestado médico para prática da Educação Física.


A importância da apresentação do atestado médico para prática da Educação Física Escolar


             A Educação física escolar é rica de informações motoras, sensoriais e culturais. É por meio dela que o aluno entra no mundo dos jogos e dos esportes. Ela aprende a respeitar e valorizar o outro. Convive com regras. Descobre o significado da vitória e também da derrota. Desperta seu interesse pela vida saudável. Interage. Vivencia o trabalho em equipe. Pratica a liderança. Por meio da exploração motora o aluno desenvolve consciência do mundo que a cerca e de si própria.
            Segundo o doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial, David Gallahue, “a escola é o único lugar em que nós podemos garantir que todos os alunos terão um tempo dedicado à instrução. E as aulas de educação física na escola são diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa, pois são instrutivas. Ensinam como os alunos  podem mover o corpo. É o único lugar onde eles são instruídos o tempo inteiro. O ideal seria que os alunos tivessem mais do que apenas uma ou duas aulas de educação física na escola por semana. Isso faria com que eles se mexessem mais e o exercício físico se tornaria parte da vida deles. O professor de educação física é uma pessoa extremamente importante na comunidade escolar”.
            O importante para os pais é perceberem que a participação nas aulas de educação física traz uma série de benefícios para seus filhos. Oferecer a oportunidade de mover-se, usando da sua criatividade, significa estabelecer experiências que propiciarão o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais por meio de padrões básicos de movimentos.
            Nosso organismo passa por mudanças constantes. Peso, altura, batimentos cardíacos e capacidade respiratória, mudam e isso faz toda diferença. O resultado da avaliação médica realizada há um ano, com certeza não será o mesmo este ano. O atestado médico, não deve ser considerado como um simples documento que entrega na escola para que o aluno possa participar das aulas de Educação Física. Os pais, alunos e professores precisam dar importância à avaliação médica que é realizada durante a consulta. Nessa, o olhar do especialista é quem vai identificar se a pessoa está apta ou não a participar das aulas.
              Existem vários relatos de alunos que aparentemente não apresentavam nenhuma patologia e ao fazer a consulta e exames para obter o atestado, foram detectadas doenças como: diabetes, hipertensão, colesterol acima do nível, problemas cardíacos, obesidade e outras.
            Devemos ter consciência que durante prática de exercícios, ocorrem alterações fisiológicas e se o individuo não tiver apto a desenvolver tal atividade, pode prejudicar sua saúde.
            Numa simples brincadeira de pega-pega ou de estafetas, onde a velocidade é uma valência física que é trabalhada com grande intensidade, o nível de frequência cardíaca aumenta consideravelmente. Daí fica a minha pergunta: se o indivíduo for portador de uma doença cardíaca, como o professor vai saber para direcioná-lo para outra atividade?
            Portanto, sabendo de todos os benefícios que a prática de exercícios oferece e dos riscos de iniciar sem uma prévia avaliação médica, vamos tomar os cuidados necessários para que este momento feliz e prazeroso não se transforme em transtorno.
Solicitamos que o Atestado Médico seja entregue até dia 09/03/15 (segunda-feira).

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.


Direção.

Comentários

Postagens mais visitadas